biblioteca blog quem somos início

 

Carlos Alberto Martins de Jesus

 

Identificação

Nome: Carlos Alberto Martins de Jesus.
Data de nascimento: 27/06/1983
Filiação: Maria Cremilde Martins Reste de Jesus; Elísio Martins de Jesus
Naturalidade: Venezuela
Nacionalidade: Portuguesa
Bilhete de Identidade: 12432431
Residência: Rua Cidade de Salamanca, N.º 57, 3º esq., Monte Formoso, 3000 – Coimbra.
Residência (Férias): Rua da Vala do Sardo, Quinta dos Troviscais, Covões, 3060-298 – Cantanhede.
Contactos: 96 768 57 36; 234 753 024 (férias e fim-de-semana)

Correio electrónico: carlos_classicas@hotmail.com: kabe_man2005@yahoo.com.br

Escolaridade e formação

- Frequentou a Escola Primária de Montouro (Cantanhede) entre os anos lectivos de 1989-1993.
- Entre os anos lectivos de 1993-1998 frequentou o Ensino Básico no Instituto de Promoção Social de Bairrada (Bustos).
- Entre 1998-2001 frequentou o Ensino Secundário, no 4º Agrupamento (Humanidades), concluindo este ciclo com a média final de 18 (dezoito) valores.
- No ano lectivo de 2001 ingressou no Ensino Superior, no curso de Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, concluído a 27 de Junho de 2005 com a informação final de Bom com Distinção (16 valores).
- Em 2005 ingressou no curso de Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa – Ramo de Formação Educacional, tendo concluído em Maio de 2006 a Prática Pedagógica Supervisionada na Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis (Coimbra).
- Frequentou o primeiro ano do Mestrado em Estudos Clássicos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2005/2006).
- É titualr do grau de Mestre pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a tese “Introdução, tradução e notas das Vespas de Aristófanes”, tendo obtido a classificação de “Muito Bom por unanimidade”.
- É Bolseiro pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, com vista à realização da sua dissertação de Doutoramento em Literatura Grega, sobre Baquílides de Ceos.

Actividades culturais

- É membro do grupo de teatro Thiasos do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, desde 2003.
- Exerceu funções de luminotecnia e sonoplastia nas peças As Traquínias de Sófocles e Anfitrião de Plauto, produzidas pelo Thiasos.
- Encenou as peças Marcial em Trajes de Cena (2004) e Teócrito e Virgílio (2005).
- Integrou o elenco das peças Marcial em Trajes de Cena (2004) e Teócrito e Virgílio (2005/2006), e integra ainda as peças Mulheres no Parlamento de Aristófanes, Suplicantes de Eurípides e Agamémnon de Ésquilo.
- Encenou a peça Suplicantes de Eurípides, uma produção do grupo Thiasos.
- Integrou o elenco da peça Agamémnon de Ésquilo, uma produção do grupo Thíasos.
- Colabora na organização, desde 2003, dos Festivais Escolar e de Verão de Teatro de Tema Clássico, trabalhando com a FESTEA – Tema Clássico (Associação Promotora).
- Prestou apoio ao Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e à biblioteca do Instituto de Estudos Clássicos da mesma instituição.
- Usufruiu de uma bolsa de tarefeiro do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, destinada ao trabalho na área de Pragmática Teatral (2005/2006).

Cargos e funções

- Foi representante dos alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra no Conselho Pedagógico, no ano lectivo de 2003/2004.
- Foi membro efectivo do Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no ano lectivo de 2003/2004.
- Foi tesoureiro da Direcção da Associação Cultural Thiasos (grupo de teatro amador) durante o ano de 2004.
- É Vice-Presidente da mesma associação desde 2005.
- É secretário da Direcção da FESTEA – Tema Clássico (Associação Promotora).
- É secretário da Mesa da Assembleia da Sociedade Portuguesa de Estudos de Plutarco, desde Outubro de 2005, e membro por inerência da Internacional Plutarch Society.
- É membro e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra desde 2007.

Distinções

- Bolsa de Mérito para estudantes da Universidade de Coimbra, no ano lectivo de 2001-2002.
- Bolsa de Mérito para estudantes da Universidade de Coimbra, no ano lectivo de 2003-2004.
- Prémio António Feijó, atribuído pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no ano lectivo de 2003-2004.
- Prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida, entregue ao melhor aluno finalista de cada curso da Faculdade de Letras de Coimbra (ano lectivo 2004/2005).

Experiência profissional

- Prestou serviço de bibliotecário, em regime de voluntariado e horário pós-laboral, na biblioteca do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
- Realizou a formatação, revisão e edição gráfica de livros publicados pelo Instituto de Estudos Clássicos e pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
- Editou, formatou e reviu grande parte da colecção de livros-bilhete, uma edição da FESTEA – Tema Clássico (Associação Promotora).
- Presta apoio na digitalização e tratamento de textos dos Profs. Doutores Maria Helena Rocha Pereira e Américo Costa Ramalho, professores jubilados da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
- Integrou a Psientífica – Associação para a promoção e desenvolvimento de actividades educativas (Aguada de Baixo) no ano lectivo de 2005/2006, como professor de estudo acompanhado.
- Leccionou a cadeira de Grego I no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra (ISET), no 2º Semestre do ano lectivo de 2006/2007.

Participação em Congressos e Actividades Culturais

- Participou no Congresso Internacional Damião de Góis (Coimbra, Outubro de 2002).
- Participou no Congresso O Romance Antigo: origens de um género literário (Março de 2005).
- Participou no Congresso Comemorações dos 60 anos do Instituto de Estudos Clássicos (Abril de 2005).
- Participou no Congresso Génese e Consolidação da Ideia de Europa: o Mundo Romano (Junho e Julho de 2005).
- Participou no Congresso Génese e Consolidação da Ideia de Europa: o Mundo Grego.
- Participou no Congresso Génese e Consolidação da Ideia de Europa: o Mundo Helenístico.
- Participou, como palestrante, no Colóquio A Antiguidade Clássica e Nós: herança e identidade cultural, organizado pela APEC, com a comunicação “Arquíloco e a Lenda das Filhas de Licambas” (Braga, Outubro de 2005).
- Participou no Congresso Internacional O Mar Greco-Romano, organizado pelo Instituto de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra (Março de 2006).
- Participou, como palestrante, no Congresso “El Amor en Plutarco” (Espanha, Léon: Setembro de 2006) com a comunicação “Erso e Thanatos nas Amatoriae Narrationes de Pseudo-Plutarco”;
- Participou, como palestrante, no Colóquio Identidade e Cidadania, da Antiguidade aos nossos dias, organizado pela APEC, com a comunicação “O aguçado aguilhão das vespas. Paródia e sátira judicial nas Vespas de Aristófanes” (U. Nova Lisboa, Outubro de 2006).
- Participou, como palestrante, no II Congresso para jovens egiptólogos, com a comunicação “Influências la lírica do Império Novo na poesia grega da Época Arcaica” (Lisboa, Museu Nacional de Farmácia, Outubro de 2006).
- Participou, como palestrante, no II Congresso Internacional da Associação de Violetas, em Beja, com a comunicação “The crown of Athens. Violets in Greek literature” (Fevereiro de 2007).
- Participou no Congresso Internacional LatinEuropa, organizado pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Univ. Coimbra (Dezembro de 2006).
- Participou, como palestrante, no Congresso Internacional O Sol Greco-Romano, organizado pelo Instituto de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra, com a comunicação “Quando o dia se fez noite: Arquíloco e Plutarco face ao espectáculo do eclipse solar” (Março de 2007).

Participação em Projectos Científicos

- Integra o projecto de tradução da obra de Plutarco, uma iniciativa da SoPlutarco e do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.
- Integra um grupo de tradução, apoiado pelo Instituto de Estudos Clássicos e pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, de momento a trabalhar na versão para Português das Fábulas de Higino.
- Integra a equipa a elaborar o Dicionário de Mulheres na Antiguidade, uma iniciativa do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, com coordenação de Nuno Simões Rodrigues e Luísa de Nazaré Ferreira.
- Integra o grupo de tradução das comédias de Aristófanes, uma parceria do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos e da Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Publicações

LIVROS

- Arte de Viver de Epicteto: Introdução, tradução do original grego e notas. Edições Sílabo (Lisboa 2007).
- Mil vezes mil beijos. O Livro dos Beijos de Janu Segundo. Tradução, introdução e notas (MinervaCoimbra, Dezembro de 2007).
- Arquíloco. Fragmentos poéticos. Tradução na íntegra dos fragmentos de Arquíloco (Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Maio de 2008).
- Aristófanes, As Vespas: introdução, tradução do original grego e notas (FESTEA-Tema Clássico, Abril de 2008).
- Ésquilo, As Suplicantes: introdução, tradução do original grego e notas, in: Ésquilo. Tragédias, INCM (no prelo).
- Aristófanes, As Vespas: introdução, tradução do original grego e notas, in: Aristófanes. Comédias II, INCM (no prelo).

ARTIGOS E PARTES DE LIVROS

- “De Plauti Matrona Romana”, in Boletim de Estudos Clássicos 38, Coimbra, 2002 (em co-autoria com Joana Duarte Bernardes).
- “Tão perto e tão longe de Eça”, in Jornal de Coimbra, 4 de Dezembro de 2002.
- “A lolita de Arquíloco: menina e devassa”, in Boletim de Estudos Clássicos 42, Coimbra, 2004.
- “Imagens de morte, pessimismo e macabro nas Troades de Séneca”, in Boletim de Estudos Clássicos 43, Coimbra, 2005.
- “Arquíloco e a lenda das filhas de Licambas: um olhar sobre a obra do poeta de Paros e a sua recepção”, in Antiguidade Clássica e Nós. Actas do Colóquio da APEC (Braga, 2006).
- “Maledictus quidquid agas: Licambas e Búpalo, dois alvos poéticos da invectiva iâmbica arcaica”, in Boletim de Estudos Clássicos 44, Coimbra, 2005.
- “Nova luz sobre os dons das Musas: um novo poema de Safo e algumas relíquias papirológicas”, in Boletim de Estudos Clássicos 44, Coimbra, 2005.
- “(Re)leituras do mito de Narciso a partir de um novo papiro de Oxirrinco (P. Oxy. 69. 4711)”, in Boletim de Estudos Clássicos 45, Coimbra, 2006.
- “Higino, um mitógrafo latino em tradução (1): Europa”, in Boletim de Estudos Clássicos 45, Coimbra, 2006.
- “Omnia Trahvnt Fata: sobre o mais recente texto atribuído a Arquíloco (P. Oxy. 69. 4708)”, Biblos n.s. 4, Coimbra, 2006.
- “Olímpica IX ou o Canto do Dilúvio”, in F. Lourenço (coord.), Ensaios sobre Píndaro, Cotovia (Lisboa 2007).
- “Da Luxúria do pai dos deuses. Mais preocupações para Hera, a partir de um novo Papiro de Oxirrinco (P. Oxy. 69. 4711)”, in Boletim de Estudos Clássicos 46, Coimbra, 2006.
- “A poética do beijo - de Catulo a Janu Segundo”, in Boletim de Estudos Clássicos  47 (2007).
- “De Ingeniosa Maledicentia. Estêvão Rodrigues de Castro e a recepção de Arquíloco no Renascimento”, Humanitas (Coimbra 2007).
- “Amar, escrever e outrar-se no feminino: as elegias do Corpvs Tibvllianvm atribuídas a Sulpícia”, in Boletim de Estudos Clássicos  48 (2007) 65-77.
- “Baquílides, Epinício II”, in F. Lourenço, M. C. Fialho e M. Fátima Silva (Coord.), Ensaios sobre Baquílides, Cotovia (no prelo).
- “Baquílides, Epinício IV”, in F. Lourenço, M. C. Fialho e M. Fátima Silva (Coord.), Ensaios sobre Baquílides, Cotovia (no prelo).
- “Baquílides, Ditirambo XV”, in F. Lourenço, M. C. Fialho e M. Fátima Silva (Coord.), Ensaios sobre Baquílides, Cotovia (no prelo).
- “Baquílides, Ditirambo XVI”, in F. Lourenço, M. C. Fialho e M. Fátima Silva (Coord.), Ensaios sobre Baquílides, Cotovia (no prelo).
- “Baquílides, fr. 4 M.”, in F. Lourenço, M. C. Fialho e M. Fátima Silva (Coord.), Ensaios sobre Baquílides, Cotovia (no prelo).
- “Baquílides, fr. 20B”, in F. Lourenço, M. C. Fialho e M. Fátima Silva (Coord.), Ensaios sobre Baquílides, Cotovia (no prelo).

NOTÍCIAS

- “Marcial em trajes de cena”, in Boletim de Estudos Clássicos 41, Coimbra, 2002.
- “À mesa com os Romanos”, in Boletim de Estudos Clássicos 41, Coimbra, 2004.
- “Tróia de Wolfgang Petersen”, in Representações de Teatro de Tema Clássico no Portugal Contemporâneo III, FLUC, 2004.
- “Marcial em trajes de cena”, in Representações de Teatro de Tema Clássico no Portugal Contemporâneo III, FLUC, 2004.
- “Prometeu(s) na Escola da Noite”, in Boletim de Estudos Clássicos 46, Coimbra, 2006.
- “Filoctetes de Sófocles na Cornucópia”, in Boletim de Estudos Clássicos 46, Coimbra, 2006.
- “O Thíasos entre miúdos. Arranca finalmente o Projecto ‘PI-Piquena Infância’”, in Boletim de Estudos Clássicos 46, Coimbra, 2006.
- “O Thíasos em França”, in Boletim de Estudos Clássicos 47, Coimbra, 2007.

RECENSÕES

- Ferreira, José Ribeiro (org. e trad.): Espelho da Alma. O vinho na poesia Grega (Anadia, Câmara Municipal de Anadia / Museu do Vinho da Bairrada, 2006), Humanitas 2006.
- Sánchez, Cármen, Arte y erotismo en el mundo clásico(Madrid, Ediciones Siruela, 2005), Humanitas 2006.

Lições e cursos breves

- “Archilochus numquam ad usum Delphini” – lição sobre os fragmentos eróticos de Arquíloco, a lenda do poeta e a sua recepção, dada ao 3º ano do curso de Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa (Fac. Letras da Univ. Coimbra, Março de 2007).

Áreas de Interesse e Trabalho

- Literatura Grega do Período Arcaico.
- O Iambo Grego: Arquíloco, Hipónax e Semónides.
- Papirologia.
- Comédia Grega: Aristófanes.
- Teatro de Tema Clássico: encenação, produção e representação.

Conhecimentos Informáticos

- Domínio perfeito das técnicas de edição e formatação de texto e de outras funcionalidades na óptica do utilizador.
- Conhecimentos e experiência ao nível da edição de imagem e do design gráfico.

Conhecimento de Línguas Estrangeiras

- Espanhol (leitura e oralidade).
- Francês (leitura e oralidade).
- Inglês (leitura, escrita e oralidade).
- Italiano (leitura).

Concepção gráfica: Fluir Perene | Contacte-nos